Quais os erros mais comuns na hora da pintura?

Por mais que fazer uma pintura aparenta ser muito fácil para as pessoas, existem várias técnicas, cuidados e também os materiais corretos para cada tipo de pintura ou local, como por exemplo, a preparação do local, tinta ideal, rolos ou pinceis, para que o trabalho seja concluído com sucesso.


Mas muitas pessoas ainda cometem alguns erros que podem deixar a tintura com um péssimo acabamento ou até mesmo do tom que não esperava, pois não seguiu com os passos a passos corretos. Onde muitas das vezes será necessário refazer a pintura, sendo mais trabalhoso para o profissional.


Não analisar a estrutura do ambiente

Um dos maiores erros que fazem que a tintura não seja concluída com sucesso. Antes de começar a pintar a parede é necessário verificar o estado da parede, verificando imperfeições que podem prejudicar a pintura, como falhas, buracos, infiltrações, parede torta, entre outros. E ao encontrar alguma imperfeição é necessário ajustá-la para que a pintura fique ideal, para isso possui duas opções:

Cobrir as imperfeições utilizando massa corrida, basta aplicar a massa com uma espátula e esperar secar por algumas horas e após seca, lixar essa parte, deixando a parede uniforme para a aplicação da tinta.


Não escolher ou testar a tinta ideal

Muitas pessoas compram as tintas apenas vendo as cores pelo catálogo, mas esquecem de pesquisar a respeito da tinta e qual acabamento ela oferece (com brilho, sem brilho, efeito fosco), onde cada tipo de parede deve ser aplicado com um tipo específico, como por exemplo, a parede com muitas imperfeições se for utilizada com tintas de muito brilho irá evidenciar ainda mais as falhas, já a tinta fosca ameniza as falhas, sendo a recomendada.


Usar materiais de má qualidade

Ao utilizar materiais de má qualidade, vai fazer com que o trabalho seja prejudicado, levando a um péssimo acabamento, podendo deixar falhas ou entregando um acabamento mais grosso. Ao usar um pincel/rolo de qualidade, a tinta se comporta de forma adequada e mais prática, formando uma linha mais limpa e ideal.


Excesso de cores ou texturas

É muito importante saber a combinação das cores ideais para que juntas possam se unir e deixar o ambiente mais harmônico. Ao utilizar várias cores juntas “aleatoriamente” pode não combinar com o ambiente, como por exemplo, deixar o ambiente mais escuro ou aparentar que o ambiente é menor ou maior. Para evitar esse acontecimento, é necessário analisar as cores seguindo o círculo cromático, para obter harmonia necessária.


Acompanhe o nosso Blog para conferir mais conteúdos como esse, acesse pelo link: https://www.tintascolorado.com/blog.html